terça-feira, 7 de abril de 2009

OFICIAIS DAS FORÇAS ARMADAS SÃO CAPACITADOS PARA O COMBATE À DENGUE

Teve início, na tarde desta segunda-feira (6), mais uma ação da Prefeitura do Recife com o objetivo de reforçar o combate à dengue na cidade. Cerca de 260 homens das Forças Armadas, envolvendo Exército e Aeronáutica, estão sendo capacitados por uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde sobre como identificar, tratar e/ou eliminar possíveis focos do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença. Repetindo a ação de sucesso realizada em 2008, o objetivo é contar com o reforço dos oficiais nas intervenções que integram o Plano de Ação de Combate à Dengue, lançado na última semana, pela PCR.
“Pensamos numa forma de aumentar o quantitativo de pessoas que estavam trabalhando nesta luta contra a dengue, de forma a diminuir o ciclo de combate ao mosquito, de dois meses para 15 dias. Por isso, solicitamos ao Exército uma disponibilidade de oficiais para nos ajudar nesse sentido. Para a Prefeitura é muito importante contar com o apoio das Forças Armadas nesta nossa batalha contra a dengue”, declarou Otoniel Barros, gerente do Programa de Saúde Ambiental do Recife, ao explicar que o objetivo da capacitação é inserir os soldados nas vistorias realizadas nas residências pelos agentes de saúde ambiental, sobretudo, nas áreas de maior risco para proliferação do mosquito, a fim de intensificar as ações de combate ao mosquito, diminuindo o número de focos e infestações na cidade, principalmente entre os meses de abril e julho, onde ocorre uma maior incidência de casos.
Neste primeiro encontro, que aconteceu no auditório Thomaz Coelho, no Colégio Militar do Recife, no Engenho do Meio, os oficiais acompanharam uma aula teórica, recebendo informações sobre a doença e o mosquito transmissor. Foram abordados os sintomas transmissibilidade, diagnóstico, tratamento etc. Eles também conheceram mais sobre a estrutura da Rede de Assistencial de Saúde do Recife e receberam orientações sobre os procedimentos de inspeção realizados pelos agentes municipais de saúde nas visitas domiciliares. Com bastante atenção, os oficiais acompanharam as explicações dadas por Geraldo Vieira, que é gerente de Vigilância à Saúde do Distrito Sanitário VI. “É importante que nós consigamos promover essa mobilização juntamente com o Exército, chamando a atenção da sociedade a respeito da dengue, para que possamos combater o Aedes aegypit com maior eficácia”, explicou.
Segundo o Major Durval, oficial de operação da 7ª Região Militar, as Forças Armadas têm como principal intuito contribuir para o sucesso da campanha neste ano. “O exército, como instituição, está diretamente envolvido nas questões que dizem respeito à nossa sociedade. E dessa forma, temos uma grande disponibilidade de efetivo para auxiliar a equipe da Secretaria de Saúde neste trabalho”, disse o Major. O treinamento continuará nos dias 7, 8, 13 e 14 de abril, com aulas práticas, que acontecerão no Comando da 7ª Região Militar, no Engenho do Meio. A partir do dia 22 deste mesmo mês, os oficiais realizarão, junto aos agentes de saúde ambiental, o trabalho de inspeção nas residências e nas vilas militares da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário