segunda-feira, 6 de abril de 2009

Dez hospitais suspendem atendimentos amanhã


A Associação Pernambucana de Conveniados aos SUS (Apconsus) irá suspender amanhã, os atendimentos médicos - via SUS - em 10 hospitais do Estado. São eles: Hospital Geral de Camaragibe, Memorial Guararapes, Memorial de Jaboatão; Hospital Tricentenário, Central de Paulista, Pronto Socorro de Traumatologia de Caruaru, Hospital São José; Casa de Saúde São Vicente, Centro Hospitalar Santa Maria e Casa de Saúde e Maternidade de Limoeiro. A alegação é que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) não viabilizou um reajuste aos valores pagos pelos procedimentos médicos. Amanhã, a partir das 9h30, a entidade dará uma entrevista coletiva sobre a decisão de suspender os atendimentos.
Caso as unidades hospitalares suspendam os serviços, cerca de 20 cirurgias deixarão de ser realizadas por dia. Cerca de três mil atendimentos ambulatoriais são feitos por mês nessas unidades hospitalares. A associação dos conveniados pede que a população procure a rede pública de saúde em casos de urgência, enquanto a situação não for resolvida. Anualmente, 220 mil atendimentos são realizados pelos hospitais particulares conveniados ao sistema SUS.
O presidente da Apconsus, Marcos Augusto Cordeiro, informou que o repasse mensal da tabela SUS está defasado há algum tempo. “O Governo do Estado se comprometeu em aumentar provisioriamente em 40% esse repasse, mas até agora, essa tabela não foi divulgada. Recebemos os meses de janeiro e fevereiro, porém, novembro e dezembro do ano passado continuam atrasados, além do mês de março que já venceu. Por mês, são repassados R$ 450 mil, no entanto, há mais de 14 anos essa tabela está defasada”, criticou o presidente.
Ainda de acordo com Marcos Augusto há cerca de 20 dias foi protocolado um ofício ao governo solicitando que esse pagamento fosse colocado em dia, mas não houve retorno por parte do Estado. “Queremos sentar para resolver o problema. Se não houver solução estaremos paralisando o atendimento na terça (amanhã), frisou o presidente da Apconsus.
Segundo Marcos, mais de 60% dos serviços de traumato-ortopedia realizados no Estado são feitos nessas unidades de saúde. “Alguns desses hospitais estão com folhas de pagamento atrasadas”, conclui. Um das unidades de saúde - conveniada ao SUS - que mais realiza cirurgias é o Hospital Geral de Camaragibe. A reportagem da Folha entrou em contato por telefone com a assessoria de Imprensa da SES, porém, não obteve sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário