terça-feira, 12 de abril de 2011

CODECIR LEVA ORIENTAÇÕES PARA ESTUDANTES DE ESCOLAS MUNICIPAIS

Dentro da programação da Operação Inverno 2011, a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) dá continuidade às ações educativas nas áreas de morro e alagados da Cidade. Nesta segunda-feira (11), os técnicos do órgão levaram orientações sobre práticas seguras a alunos das escolas municipais. Durante a manhã, os estudantes da Escola Municipal de Beberibe participaram das atividades desenvolvidas pelos agentes. À tarde, foi a vez da garotada da Escola Municipal Jardim Uchoa, em Areias, conhecer mais sobre como se prevenir para evitar riscos durante o período de chuvas.

As ações irão até o mês de maio. Durante esse período, as equipes sociais da Codecir levarão às salas de aula o tema “Defesa Civil e prevenção de desastres”, com o objetivo de transformar os pequenos cidadãos em agentes multiplicadores nos locais onde residem. “Nossa intenção é mostrar às crianças de que forma elas podem contribuir para que não só elas, mas também seus pais e vizinhos, assim como toda a população, possam conviver, com tranquilidade, com as chuvas que chegam à Cidade durante o inverno”, destacou a coordenadora de Defesa Civil do Recife, Keila Ferreira.

Vinte escolas municipais estão no roteiro e a expectativa é que cerca de 1.200 alunos do 2º ano do segundo ciclo (4º série) e 1º ano do terceiro ciclo (5º), com idade entre 9 e 12 anos, participem dessas ações. As oficinas são ministradas por assistentes sociais e psicólogos da Codecir, que promovem atividades lúdicas e dinâmicas de conhecimento, que vão estimular os estudantes a produzir um material sobre tudo o que aprenderam e como eles podem transformar sua comunidade num local mais seguro de se viver.

A vice-dirigente da Escola Municipal de Beberibe, Sônia Damázio, acredita que a ação só vem a contribuir com o processo educativo dos alunos. “É de fundamental importância esse tipo de atividade, pois reforça o trabalho já desenvolvido na sala de aula sobre essa questão ambiental e estimula nessas crianças uma reflexão pertinente, que consegue envolvê-las ao tratar de algo que está ali, no seu cotidiano”, salientou.

Durante a atividade, uma turma afiada de alunos, que entendeu bem o recado passado pela equipe da Codecir, já se mostra preparada para contribuir com a prevenção de riscos nas suas comunidades. “Não pode plantar bananeira nem jogar lixo nas ruas e canaletas, senão pode cair a barreira quando chover”, disse o pequeno Felipe Guilherme, de 9 anos, aluno do 2º ano do segundo ciclo da Escola Municipal de Beberibe, ao mostrar o desenho que fez, em cartolina, de uma área de risco e apontando o que se deve ou não fazer nesses locais, dando mostras do que aprendeu na oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário