quinta-feira, 19 de março de 2009

Município inicia ação de combate à dengue

Prevenir e combater a dengue por meio de um trabalho de saúde e educação. Essa é a proposta da ação de conscientização que teve o seu primeiro dia ontem e vai até amanhã, em Paulista. Ao todo, 60 agentes de saúde e 122 agentes de endemias, juntamente com alunos, professores, diretores e funcionários das três maiores escolas municipais estão envolvidos. Hoje, a equipe estará na praça da Liberdade e na Escola Jelda Amorim, em Paratibe. O último dia da campanha, acontecerá na praça João Pessoa e nos Jardins do Coronel, no centro de Paulista.
Ontem, o grupo de teatro Arte com Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou-se na Escola Municipal Etelvino Lins. A peça trazia o caso de uma criança que contraía a doença. “Assim, podemos mostrar de maneira lúdica o que deve ser feito ”, disse a gerente do Departamento de Vigilância Ambiental, Andréa Melo.
Ainda no primeiro dia de campanha, equipes da Secretaria de Saúde de Paulista estiveram na avenida Doutor Cláudio José Gueiros Leite, no Janga, fazendo a distribuição de panfletos. Em Paulista, os bairros onde há a maior incidência de casos de dengue são o Janga, Jardim Paulista e Maranguape I. A diretora de Vigilância à Saúde, Maria Parecida de Lima, acredita que o grande número de imóveis fechados e abandonados e a falta de sensibilidade da população para a importância de se combater os focos são prováveis causas de uma maior quantidade de casos nesses locais.
Até o dia 10 de março deste ano, foram notificados 34 casos de dengue, só no município de Paulista. Destes, um já foi confirmado e outro, descartado. Os restantes estão em investigação. Em 2008, 1.572 casos foram notificados no município, sendo 916 confirmados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário