terça-feira, 6 de setembro de 2011

53% desaprovam João da Costa

Pesquisa realizada pelo Instituto Exatta e publicada com exclusividade pela Folha de Pernambuco revela uma desaprovação de 53% da administração do prefeito João da Costa (PT) pela população do Recife. Conforme a consulta, a gestão do petista à frente da Prefeitura do Recife é aprovada por 45% da população, enquanto 2% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar. O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 4 deste mês, através de 500 entrevistas distribuídas aleatoriamente em cotas de sexo, idade, grau de instrução e classe social, além das Regiões Político-Administrativas (RPAs) do município. A pesquisa possui caráter estimulado e uma margem máxima de erro de 4,3% para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%.

No topo da lista dos serviços mais criticados pelos pesquisados, estão o controle do trânsito e a mobilidade urbana, que alcançaram 49% de péssimo e 21% de ruim. O item calçamento de ruas figura na segunda colocação dos serviços avaliados como péssimo (22%) e ruim (23%). Entre os serviços que apresentam percentuais mais favoráveis, estão iluminação pública, com 35% de bom e 2% de ótimo, e ensino, com 22% de bom e 2% de ótimo.

Curiosamente, o calçamento de ruas aparece na pesquisa Exatta como o serviço que ficou melhor na administração do prefeito João da Costa, com 9%. A segunda colocação ficou com a área de habitação, com 7%, na mesma pergunta.  Os itens construção de creches e geração de empregos ficaram com o menor percentual de melhora - 2% cada. Nesta pergunta, a opção nenhuma das alternativas disparou em relação às demais, com 28%.

Quando questionados sobre o que precisa ser melhorado com urgência na gestão municipal, os pesquisados apontaram os postos de saúde (52%), o saneamento (32%) e a qualidade de ensino (20%) como os principais itens. Apesar de liderar os serviços mais criticados, o controle do trânsito e a mobilidade urbana aparece apenas na quarta posição na lista do que deve ser melhorado com urgência. Outro ponto bastante criticado pelos adversários do prefeito João da Costa, a conservação de ruas figura, na oitava colocação nesse quesito, com 14%.

A consulta aponta que quanto maior o grau de instrução dos entrevistados, menor o percentual de aprovação à administração do prefeito João da Costa. Do total de pesquisados que declararam possuir o Ensino Superior completo ou incompleto, 62% desaprovam a gestão, enquanto 36% aprovam. Entre os que afirmaram possuir o Ensino Médio completo ou incompleto, o índice de desaprovação chega aos 57%, enquanto 42% aprovam. Dos que cursam ou completaram o Ensino Fundamental, 50% desaprovam e 48% balizam. Entre os entrevistados que se declararam analfabetos ou leitores funcionais, a administração do Recife alcançou 56% de aprovação, e 37% de desaprovação.

Quando a divisão dos pesquisados se dá por classe social, a gestão do prefeito João da Costa alcança seus melhores resultados, curiosamente entre as faixas extremas. É nas Classes A e E que a administração recebe os maiores percentuais de aprovação: 63% e 80%, respectivamente. Entre os entrevistados da Classe B, a gestão chega aos 34% de aprovação e 63% de desaprovação. Na Classe C, o percentual é de 46% para os que aprovam e 53% para os que desaprovam. Já na Classe D, 48% aprovam e 46% desaprovam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário