quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Salvador reduz risco de epidemia de dengue

O risco da ocorrência de um surto de dengue está menor em Salvador. É o que aponta o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti Nacional (LIRAa), realizado entre os dias 30 de outubro e 4 de novembro deste ano. Foram inspecionados mais de 42 mil imóveis, dos quais quase 1,5 mil apresentaram larvas do mosquito. O resultado, identificado como Índice de Infestação Predial (IIP), foi de 3,5%, quase metade do índice apresentado em maio, que era de 6%. A capital baiana saiu, portanto, da faixa de alto risco para ocorrência de uma epidemia da doença.

A pesquisa contemplou outros municípios do país com mais de 100 mil habitantes e com grande fluxo de turistas. Os dados do estudo serão utilizados pelo Ministério da Saúde para identificar as cidades com índices satisfatórios; que estejam correndo risco de surto; ou que estejam em estado de alerta. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também vai se basear nos resultados para fazer o trabalho de prevenção da dengue em Salvador, a partir da identificação dos depósitos preferenciais e bairros mais afetados.

Do início do ano até o dia 16 de outubro (a 45ª semana epidemiológica), a Secretaria Municipal de Saúde notificou 5.771 casos da doença em Salvador, uma redução de 6,51% quando comparado ao mesmo período de 2010. Cinco pessoas morreram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário