quarta-feira, 23 de março de 2011

SECRETARIAS MUNICIPAIS SE UNEM PELA PRESERVAÇÃO DA ÁGUA


A Secretaria de Meio Ambiente (Semam), em conjunto com as secretarias de Educação, Esporte e Lazer; Juventude, Serviços Públicos; Relações com a Imprensa; Comunicação e Cultura; além da coordenadoria do Orçamento Participativo e a autarquia Sanear, realizaram, na manhã desta segunda-feira (21) – na Rua da Aurora, entre as pontes Princesa Isabel e do Limoeiro, a retirada de oito toneladas de lixo. A ação teve o apoio da Caixa Econômica Federal, através da ONG Moradia e Cidadania; Porto do Recife; Exército Brasileiro; Liga Pernambucana de Remo e ONG’s Quero Nadar no Capibaribe, Centro Escola Mangue e Associação Amigos da Lagoa do Araçá.

O trabalho faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água, que acontece nesta terça (22) e ocorreu das 9h às 14h30. Dois barcos catamarã, da Prefeitura do Recife, o Capibaribe I e o Capibaribe II - utilizados na manutenção e conservação das margens do Rio Capibaribe - fizeram o recolhimento de diversos tipos de resíduos, a maior parte, material plástico.

“Ouvimos as reclamações dos pescadores sobre a grande quantidade de plástico encontrada no Rio Capibaribe. Vamos ampliar o trabalho de conscientização da população da Cidadee para que as pessoas não joguem lixo nos canais, mangues e ruas, pois ele entra pelos bueiros, segue pela tubulação e desemboca nos rios e mares”, reforçou o secretário de Meio Ambiente, Roberto Arrais.

O Dia da Água - Nesta terça (22), a partir das 8h30, no Terminal Marítimo do Recife, será comemorado o Dia Mundial da Água. Na ocasião, a Semam e seus parceiros no evento realizam diversas atividades para marcar a data. A abertura acontece com a apresentação da banda do Exército, seguida de uma regata pelo Rio Capibaribe, apresentação de teatro de mamulengos, exibição de documentários, premiação dos vencedores do concurso de fotografias sobre a água, distribuição de mudas, oficinas e exposições. Ainda haverá a participação de arte educadores, oficina Reaproveitar com Arte e debate sobre balneabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário